terça-feira, 29 de outubro de 2013

Atividade - Aluno(a): Evany Rodrigues

Concordância nominal: diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordância é feita em gênero (masculino ou feminino) e pessoa.

Ex: Essas duas batatas são grandes.

Concordância verbal: é a concordância do verbo seu sujeito e complemento.

Ex: Olívia recebeu todos os prêmios.

Texto Argumentativo:  tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias.

Ex: "Português é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala." (Jô Soares, brincando com a diferença entre o português falado e escrito, para a revista Veja)

Texto de Opinião: é um texto onde você vai dar sua opinião sobre algum tema.

Ex: "É impossível aceitar o racismo como desculpa para tudo, quando num país como o Brasil, no sangue não se sabe quem é negro ou branco."

Texto de Crônica: é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica.


Ex: "Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são referências, só. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo o que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos tem às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas só o seu amor consegue ser do jeito que ele é." 
(Trecho de crônica: As razões que o amor desconhece - Martha Medeiros)

Texto conto: é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação.

Ex: "Há uma ponte meio quebrada e muito velha sobre o rio que se avista da minha janela e foi dali que joguei uma pequena pedra sobre as águas. Formou-se um círculo seguido de outro maior e muitos outros sendo que o último atingiu a margem oposta. Agora sei que o meu gesto pode alcançar distâncias muito maiores do que a minha força".
(Trecho de conto: Sem limite de Maria Lúcia Simões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário