domingo, 27 de outubro de 2013

Atividade de Português.

Aluno: Matheus da silva pimentel.

A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito.
Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número:                                   

Ex: As crianças  comeram  muito chocolate. 
   sujeito: 3ª pessoa   verbo: 3ª pessoa 
           do plural
                do plural

Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo.

 Ex:  As três amigas fiéis foram ao shopping.


O texto dissertativo é composto por três partes essenciais:

- Introdução:

É um bom início de texto que desperta no leitor vontade de continuar a lê-lo. Na introdução é que se define o que será dito, e é nessa parte que o escritor deve mostrar para o leitor que seu texto merece atenção.
- Desenvolvimento:

Na dissertação a persuasão aparece de forma explícita, essa se faz presente no desenvolvimento do texto. É nesse momento que o escritor desenvolve o tema, seja através de argumentação por citação, comprovação ou raciocínio lógico, tomando sua posição a respeito do que está sendo discutido.
- Conclusão:

A conclusão é a parte final do texto, um resumo forte e breve de tudo o que já foi dito, cabe também a essa parte responder à questão proposta inicialmente, expondo uma avaliação final do assunto.

Ex:É fundamental pensar os aspectos morais da sexualidade, refletindo sobre as instituições perpetuadoras dos padrões de comportamento que, na maioria das vezes, cercam de preconceitos o despertar sexual, como a Igreja, a família e a escola. Os aspectos sociais do problema dizem respeito à responsabilidade decorrente de relações imaturas que podem provocar desequilíbrios emocionais, doenças venéreas ou ainda levar a uma gravidez não-planejada.

Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc.

Ex:
A pichação é a consequência dessa contadição. Quando o garoto começa a perceber que seu futuro está muito mais para a fábrica de parasfusos do que para jogador da seleção brasileira, que o único lugar em que as pesoas lerão seu nome será na etiqueta de seu macacão, resolve fazer fama por suas próprias mãos: pega um spray de tinta e escreve seu nome no alto dos prédios. Os pichadores competem para ver quem chega mais alto, quem escreve o nome no lugar mais difícil.
De uma certa forma, é mais ou menos isso que o pichador está fazendo: conquistando seus 15 palmos de fama na imensidão das grandes cidades. Ele nunca chegará ao topo da sociedade; seu nome, sim.



O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão.

Ex: Foi um certo tom musical um verso incontido de música .Que foi pouco a pouco o deixando alucinado.A música tem mesmo esse poder.Feito substância inebriante que aproxima.
Falou de amor de carinho e de sonhos.Mas o coração feito pedra estava mesmo bem longe.Pousou entre as notas musicais e beijou intensamente a amada noturna.Que ao amanhecer estaria em outra viagem.Com poucas bagagens nem conseguiu refletir.Entre a carência e o vício.Fechou as possibilidades do infinito e entregou-se aos delírios que há na música.

Quadrinhos ou Histórias em Quadrinhos, as conhecidas HQs, são narrativas feitas com desenhos sequenciais, em geral no sentido horizontal, e normalmente acompanhados de textos curtos de diálogo e algumas descrições da situação, convencionalmente apresentados no interior de figuras chamadas "balões" EX:

Nenhum comentário:

Postar um comentário